sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sublime Sábado, Sublime Pergaminho

Grandes amigos da Ouvidoria! Depois de uma longa ausência, aceitei o convite do meu irmão Gabriel e volto hoje a escrever no Blog. Não poderia começar de outra forma a não ser falando sobre o inesquecível dia 15 de Maio, nossa última roda. Para falar dessa ocasião tão especial preciso pegar um gancho no último post do Gabriel (A História se Repete), pois foram justamente os senhores citados aqui embaixo que nos proporcionaram esse momento tão sublime.

O samba feito na rua, sem fronteiras e sem barreiras traduz literalmente a visão de que a arte é mesmo livre e aberta. Só a rua poderia proporcionar um encontro casual, ou na verdade nem tão casual assim, de gerações tão distantes. Imaginem a surpresa de senhores de 70, 80 anos de idade ao se depararem com jovens cantando sambas de sua época. Mais que isso, uma rua inteira cantando em coro os sambas que marcaram suas mocidades. No último sábado Seu Ledir se juntou a nós e emocionou a todos cantando Casinha Modesta e um dos maiores sambas de enredo de todos os tempos: Sublime Pergaminho que foi apresentado pela Unidos de Lucas no desfile de 1968. Nilton Russo, Zeca Melodia e Carlinhos Madrugada compuseram um samba de letra forte contando a história da escravidão, do tráfico negreiro e da Lei dos Sexagenários. Foi realmente muito difícil conter as lágrimas neste momento.

Para tornar o dia ainda mais especial, Seu Aldecyr Reis, parceiro de Candeia no samba Sorriso Antigo também esteve entre nós e ainda nos presenteou com um CD.

Dia 29 de maio tem mais!

4 comentários:

Anônimo disse...

Que beleza Brigante, realmente a roda a cada sábado tem ficado melhor e mais especial com a presença desses ilustres personagens nem sempre reconhecidos como deveriam.

Abs.

Pablo

Zé do tamborim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego disse...

A sequência "de Lucas" realmente foi emocionante.

"O sambista não precisa ser membro da Academia, ao ser natural em sua poesia, o povo lhe faz imortal"

Anônimo disse...

Lembrando que "casinha modesta" é de autoria do próprio Seu Ledir e do Antonio Fontes ( Colher). Sendo que no disco não constou erradamnete o nome dele. Outro fato importante, que ele mesmo contou, é que ele foi puxador de samba enredo da APRENDIZES DE LUCAS. E depois do fusionamento desta escola com a UNIDOS DA CAPELA, quando se originou a UNIDOS DE LUCAS, ele tornou-se o primeiro puxador de samba enredo da Unidos de Lucas. Daí ter cantado Sublime Pergaminho com tamanha emoção. Vamos resumir: O COROA É DA PESADA!!!


Ceará!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails