quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Três sábados seguidos e Regional Carioca

É isso mesmo, meus caros amigos. Começamos sábado agora, dia 23, uma seqüência de três sábados seguidos com roda de samba. Na verdade, a única mudança foi a do último sábado, que não fizemos a roda e passamos para esse agora. As outras duas já estavam marcadas.

Gostaria de pedir licença aos companheiros do Samba da Ouvidor, para fazer um breve comentário sobre um excelente show que pude presenciar na terça feira, no Teatro Municipal de Niterói.

Trata-se do lançamento do CD do Regional Carioca, que é formado por jovens músicos, dois, inclusive, fazem parte da nossa roda: Thadeuzinho e Julião.

O resto da rapaziada, grandes amigos: Tiago Souza ( bandolim ), Glauber Seixas ( violão ), Rafael Mallmith ( violão ) e nossa querida Ana Rabello ( cavaquinho ).

O Regional preza por uma sonoridade tradicional, com uma formação de três violões, lembrando o trio Carlinhos, Dino, e César Faria, do consagrado e imortal Época de Ouro.

O resultado é surpreendente, nos fazendo lembrar os áureos tempos, com a audácia de um repertório quase todo autoral. No caso deles, em nada me surpreendeu as belas composições apresentadas, tendo em vista o talento de todos ali. Noto um movimento super bacana de renovação entre a rapaziada.

Luiz Barcelos, bandolinista de primeira, assina duas faixas no CD, Um Sábado na Urca e Minha Valsa Triste. O flautista Antonio Rocha, empresta sua flauta à bela Flor de Laranjeira, de sua autoria. Glauber Seixas, é autor de Polca Coisa, Rafael Mallmith assina o de Volta e Marlon Júlio é autor da última faixa do CD, Aquilim e Seu Trompete, uma homenagem ao jovem e excelente trompetista Aquiles Moraes, que participa da faixa.

É importante que as pessoas saibam que para renovar é preciso ter base no passado, ter fundamento. Renovação não é brincadeira, estamos falando de história, de continuidade de um processo. Tem que se ter cuidado ao renovar estilos já consagrados como o choro, o samba... A música, quando mal renovada, corre o sério risco de ser deturpada.

Palmas para o Regional Carioca, fazendo música séria, coisa rara nos dias de hoje, renovando com propriedade, e respeitando os criadores da nossa cultura.

Sugiro que todos tenham esse CD em suas casas, e ouçam com atenção este belo trabalho da nossa música.

Até sábado!

Um abraço!

Ass.: Gabriel Cavalcante ( da Muda )

2 comentários:

Petite Lolly disse...

excelente show do regional! valeu mto a pena conferir! ;)

AninhaCSousa disse...

Pessoal,

Agora é sério.
Rezemos para que São Pedro permita que a segnda roda aconteça normalemte! Eu quero ir!!!!!!!!!!!!
rsrsss

Bjsjs Ana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails