segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Candeia


Hoje é um dia especial. Aniversário de Antônio Candeia Filho.

Se foi cedo o mestre, com 43, e se vivo, estaria completando 74.

Confesso que fiquei durante algumas horas aqui tentando escrever algo sobre essa grande figura. Sinceramente, não consegui.

Tudo que falarmos sobre Candeia é pouco para expressar sua importância em nossas vidas. Candeia quebrou barreiras. Não foi apenas um dos maiores compositores do samba. Foi um gigante, que tentou, até morrer, lutar contra o que acontecia de errado, já naquela época. Se vivo, não sei qual seria sua reação ao saber dos escritórios de samba, dos patrocinadores de fora do Brasil, dos andamentos dos sambas na Avenida... As escolas não têm mais uma Ala de Compositores, qualquer um pode fazer samba pra qualquer escola. E ser da escola, não quer dizer nada ter dinheiro sim, isso quer dizer muito nos dias de hoje.

É triste pensar que Candeia não está mais aqui, faz muita falta. Muita mesmo.

E pra não passar em branco, disponibilizarei duas gravações caseiras com ele cantando. Anjo Moreno, de sua autoria mesmo e Nega Danada, do Chatim, em que o Candeia canta a primeira parte da música, que é desconhecida da grande maioria. Eu só fui conhecer quando ouvi essa gravação.

Para baixar, clique AQUI!

Sábado tem Samba da Ouvidor às 14 horas no mesmo lugar de sempre.

Abraços!

5 comentários:

Registrando sua Marca disse...

Salve o Mestre!

Artur de Bem disse...

O mais incrível é essa foto!!

Gabriel, se ele tivesse vivo, já teria morrido de desgosto ao saber dessas coisas todas...

Nelson Borges disse...

A maior contribuição de Candeia ainda se faz presente até os dias atuais e acredito que se fará por muito mais tempo ainda.

Ele inspirou com seus sambas e suas ideias vários craques do seu tempo, da geração posterior e ainda inspira jovens talentosos como você, meu amigo.

Saudades...

Espero poder aparecer no sábado,
abraços.

Thiago do Nascimento disse...

Grande Antonio Candeia Filho viveu pouco infelizmente 43 anos apenas, mas ainda sim nos emociona com suas cancoes imortais,foi o primeiro sambista a se revelar contra a descacterizaçao das escolas do samba e a desvalorizaçao do sambista nas escolas, grande homem...esse samba nega danada eu ja tinha escutado algumas vezes na voz do zeca pagodinho...grande Gabrielzinho

Thiago Nascimento

Cláudio Silva disse...

Alô Gabriel!

Não estou conseguindo baixar o arquivo...o site fica pedindo a digitação de caracteres de confirmação continuamente...

Um grande abraço

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails