sexta-feira, 27 de junho de 2008

Apresentação

Em primeiro lugar gostaria de dar boas vindas a todos que por aqui aparecerão. Este será um espaço voltado à nossa roda de samba quinzenal na Rua do Ouvidor.

Nele falaremos não só sobre a roda, mas também sobre a rua em si: seus bares, histórias, e claro, sobre o Rio antigo...

Para começar, falarei sobre a história da roda de samba.

Na verdade as rodas de samba na Rua do Ouvidor já existem há algum tempinho. Era comum ver por lá Pedro Amorim, Moacyr Luz, me lembro até de Paulinho da Viola no dia do lançamento do livro de Franco Paulino sobre Oswaldo Vitalino de Oliveira, o grande Padeirinho.

Algumas rodas entraram para a história da rua. Foi assim na inesquecível tarde de sábado em que Wilson Moreira relançou o lendário " Peso na Balança " por lá. Nesse dia, Wilson ao sentar à mesa foi logo soltando: " Olha gente, vim aqui pra cantar uns 4 sambas e depois estarei autografando o CD dentro da Livraria Folha Seca."
Na verdade, Moreira cantou umas 4 horas ininterruptas de sambas clássicos, inéditos, além de sambas de terreiro da Portela.

Em meio a tantas tardes maravilhosas como esta, ficou resolvido que o samba iria se tornar quinzenal, mas tudo com o mesmo amadorismo que fazia, daquela, a mais carioca das ruas.

Nosso objetivo com a roda é despertar o interesse que existe nas pessoas pela música que não é tocada em lugar nenhum, visto o crescimento do samba e sua transformação em um produto para ser apenas comercializado, deixando, talvez a maior referência cultural de nosso país de lado e seus compositores maiores também.

Sejam bem vindos! Esperamos poder, de alguma forma, contribuir para o samba e para que todos possam ter acesso à sua história, suas músicas, seus compositores... Não havendo má intenção, todos serão bem chegados.

Abraços!

3 comentários:

Unknown disse...

Fala Gabriel!!!

É isso aí, mais um espaço importante para se falar e tratar o samba com a seriedade devida!!!

Um abraço e mandem brasa aí!!!


Ceará!!!

Anônimo disse...

Já linquei vocês no Couro do Cabrito. Forte abraço.

Ah, e valeu pelo link do Coisa da Antiga que colocaram aí.

André

Anônimo disse...

Parabéns a vocês, bela e importante iniciativa, vai ser um prato cheio pra mim esse blog. Diz aí quando será a proxima roda???

Abração

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails